
FLORAIS DE BACH
Os Florais de Bach foram descobertos, pelo médico bacteriologista e patologista inglês, Edward Bach, entre 1928 e 1936.
Os Florais são compostos extraídos das flores por meio de dois métodos de extração: o solar e a ebulição.
Segundo Dr. Bach os fatores psicológicos, mentais e o estado de espírito são os grandes causadores das doenças.
Com base nesta perspectiva Bach desenvolveu 38 essências naturais para tratar desequilíbrios emocionais. Cada Floral está associado a uma emoção básica humana.
Os Florais fortalecem a relação entre o corpo e a mente. São substâncias que complementam os tratamentos de saúde convencionais.
A OMS reconhece os Florais de Bach como tratamento natural.

TERAPIA FLORAL
Na opinião do Dr. Bach as emoções influenciam o aparecimento e consequentemente o tratamento das doenças. Quer isto dizer que o desequilíbrio ocasionado por sentimentos negativos, que por sua vez se somatizam e transformam-se em doenças fisicas.
Os Florais reequilibram a pessoa, através do seu campo de acção, na parte e vibracional do individuo.
Com a terapia floral vai-se olhar para o interior da pessoa e não para o exterior. Trata-se o doente e não a doença.
Os Florais constituem uma forma de tratamento que utiliza a energia das flores para transformar os estados negativos, que provocam a doença, em estados positivos. Estes atuam suavemente, produzindo transformações subtis no mais profundo do ser e determinam alterações positivas nos traços de carácter, nos impulsos e condições psíquicas.
Podemos tratar: Raiva, frustração, timidez, síndrome de pânico, fobias sociais, luto, medos, vícios, entre outros.
Os Florais de Bach são um recurso natural sem contraindicações que podem ser usados por bebés, crianças e grávidas em segurança.
São elaboradas formulas personalizadas para cada pessoa/caso.

AROMATERAPIA
A China, segundo os registos históricos, foi das primeiras culturas a utilizar as plantas aromáticas (de onde derivam os Óleos Essenciais) para o seu bem estar.
No Egipto, Grécia e Roma também podemos encontrar apontamentos históricos que relatam a utilização das plantas aromáticas.
René Maurice Gattefossé (1881-1950), químico francês, é considerado o pai da aromaterapia moderna. Foi o responsável pela retoma da popularização do emprego dos Óleos essenciais como terapia medicinal no mundo inteiro.
Jean Valnet, médico francês, usou Óleos essências, durante a segunda Guerra Mundial, para tratar os soldados. Contribuiu com imensas pesquisas científicas para dar credibilidade à Aromaterapia.
Na França e na Inglaterra no curso de medicina estudam Aromaterapia e esta é usada nos hospitais.
A aromaterapia é uma terapia natural que utiliza os Óleos Essenciais para promover o equilíbrio, mental e emocional como um todo.
Os Óleos Essenciais são extratos obtidos de plantas, flores, frutos, troncos, raízes e resinas. Estes passam por processos de destilação ou prensagem, dando origem aos Óleos Essenciais.
Óleos Essenciais
Os Óleos Essenciais apesar de serem naturais são compostos muito potentes e não devem ser usados ao acaso. Por esse facto é muito importante que o uso dos Óleos Essenciais seja orientado por um profissional especializado na área.

PSICO
AROMATERAPIA
O termo Psicoaromaterapia foi criado por Robert Tisserant, aromaterapeuta de renome, na década de 70.
O seu objetivo era designar a utilização dos Óleos Essenciais no tratamento de desequilíbrios psicoemocionais e psicopatologias.
A Psicoaromaterapia estuda os efeitos dos Óleos Essencias na mente humana.
A Psicoaromaterapia trabalha a parte da psicossomática.
Psico- Mente ; Soma - Corpo
A pessoa começa por adoecer emocionalmente e só depois a doença se manifesta ao nível físico.
Qualquer doença física tem sempre uma origem emocional.
Quando uma situação acontece na vida e não ficou resolvida, ou ficou mal resolvida, isso fica a ressoar dentro da pessoa e leva à somatização dos sintomas.
A Psicoaromaterapia, com a escolha e uso dos Óleos Essenciais corretos, vai ajudar à tomada de consciência das coisas que há para fazer, das ações corretas a tomar para o nosso crescimento interior.

Fitoterapia
Muitas culturas ao redor do mundo têm tradições de fitoterapia enraizadas na sua história. O conhecimento empírico sobre as propriedades das plantas é passado de geração em geração.
A fitoterapia é uma prática antiga que utiliza plantas medicinais e os seus extratos como forma de promover a saúde e tratar uma variedade de condições médicas.
É uma abordagem holística que reconhece o poder das plantas para fortalecer o corpo, estimular o sistema imunitário e restaurar o equilíbrio natural.
É importante destacar que a fitoterapia deve ser praticada com cuidado e sob a orientação de um profissional qualificado. Este profissional ajuda a selecionar as plantas medicinais adequadas e acompanha o progresso do tratamento.
Princípios e Benefícios da Fitoterapia:
• Uso de Plantas Medicinais: Utiliza-se uma variedade de partes das plantas, como raízes, folhas, flores e cascas, para extrair compostos bioativos com propriedades terapêuticas.
• Naturalidade: As plantas medicinais oferecem uma alternativa natural aos medicamentos sintéticos, com menos efeitos colaterais.
• Segurança: Quando utilizadas corretamente e sob a orientação de um profissional qualificado, as plantas medicinais geralmente são seguras e bem toleradas.
• Promoção da Saúde: Além de tratar doenças específicas, a fitoterapia pode ser usada para fortalecer o sistema imunitário, aumentar a energia e promover bem-estar geral.
•
Os remédios fitoterápicos podem ser apresentados e tomados de várias formas:
• Chás / Infusão de ervas: Esta é a forma mais tradicionais de consumo de remédios fitoterápicos. As ervas medicinais são colocadas em água quente para fazer chá.
• Cápsulas ou comprimidos: As plantas medicinais podem ser apresentadas em capsúlas ou comprimidos para facilitar o consumo e a dosagem.
• Tinturas ou extratos líquidos: Tinturas são extratos líquidos de plantas medicinais feitos geralmente com álcool, glicerina vegetal ou vinagre. Elas podem ser administradas diretamente na boca ou diluídas em água.
• Pomadas ou cremes: Para o tratamento de condições de pele, como eczema, psoríase ou feridas, algumas plantas medicinais são formuladas em pomadas ou cremes tópicos.

O CASAMENTO PERFEITO
Aromaterapia e Florais de Bach
A Aromaterapia e os Florais de Bach são o casamento perfeito para tratar o corpo físico, mental e espiritual.
É importante dizer que para se tratar a doença física tem que se ir à origem do problema e não ficar apenas pelos sintomas físicos.
Estas duas terapias naturais e complementares, quando combinadas, potencializam-se para trazer o equilíbrio do individuo.
Esta é a simbiose perfeita que vai tratar a pessoa como um todo, desde a parte mais subtil do seu ser até às dores e maus estares físicos.
Agende a sua consulta
O seu bem estar deve ser o mais importante para si e para tudo o que o rodeia.
